<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 16, 2003


// posted by michael seufert @ 12:38

"Ladies and Gentleman, we've got him!" 

A detenção de Saddam foi uma vitória importantíssima para as forças da coligação no Iraque. Desde a queda dos Taliban que os EUA e aliados, não um êxito tão significativo. (Na verdade a queda de Bagdad e do Baas, face à fraca oposição iraquiana, não foi tão expressiva como a dos taliban, aliás devido também aos contínuos ataques aos soldados da coligação e ao povo iraquiano.)
Agora, com Saddam preso (ameçava tornar-se o segundo incapturável desta guerra - contra o terrorismo, leia-se - a seguir a Bin Laden), tudo pode começar a correr melhor para George W. Bush. Quer no plano nacional, quer no internacional.
A nível internaciona, porque quer os opositores à guerra, quer os seus apoiantes aplaudem a captura do ex-ditador. MAu era se não o fizessem.
Parece-me que esta vitória psicológica levanta a imagem de Bush e da sua administração perto de todos os campos da política internacional. Se tudo correr pela melhor quanto ao julgamento do líder do Baas iraquiano, a imagem americana será limpa no palco internacional. Já não se quer saber se a guerra foi justa ou não, mas se Saddam for bem julgado, o Iraque descansar e a situação, globalmente, melhorar, ficaremos reconfortados.
(A questão do julgamento não é fácil. Saddam, que não irá decerto para o TPI - o sítio mais indicado, mas enfim- vai para onde? Um tribunal especial, com participação iraquiana, segundo ouvi, terá que parecer muito neutro e inimputável, para o processo não parecer uma fantochada. A ver vamos)

A nível nacional, se Bush conseguir aliar à prisão de Saddam o fim dos soldados americanos - o que não parece estar a acontecer, mas é cedo - será o herói nacional que eliminou o grande inimigo do mundo e (pior!) dos americanos: Saddam. (Primeiro apoiado e incentivado, depois mais que tolerado por anteriores administrações norte-americnas, mas enfim.) Bush combateu com sucesso o terrorismo o os que magicaram o 11 de Setembro (se bem que ninguém sabe dse Saddam tem algo que ver com o assunto ou com Bin Laden...). Esta vitória poderá ser muito importante para Bush vencer as eleições qeu estão à porta.

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?



Listed on BlogShares
Technorati Profile