<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 25, 2003


// posted by michael seufert @ 17:49

RE: Ost Deutschland, Ost Berlin...  

Caro F M A,

antes de mais peço desculpa por ter classificado as suas iniciais, no comentário a este post, de "sui generis". De facto, apesar ter escrito bem (FMA), assimilei mal. Por alguma razão - senilidade galopante, diria eu - assimilei MFA. O início das aulas na faculdade tem custado alguns neurónios...

Quanto à sua posição referente ao muro, não sei porque entendeu mal. De facto também me referia à geografia. Pensei que por qualquer razão tivesse vivido lá, e estava curioso em ouvir os seus relatos. Saberá, ou não, dependendo da sua relação presente com a Alemanha que se vive lá uma onda de "Ostalgie" (aliás, refere-a). (Para quem não esteja dentro do assunto, esta palavra nasce da aglutinação de OSTEN (Leste) com NOSTALGIE (Nostalgia))

Ora, os programas de TV que passam referentes a esse tema são muito redutores. Sempre os mesmos convidados (já vomito a Katharina Witt) ridicularizam a maioria das características tipicamente Ost (a capacidade de se desenrascar, a cultura juvenil hoje tida como muito parola, etc), no entanto acabam por tirar sempre a conclusão que a vida era aceitável, e que se conseguia viver bem (ou menos ;) ).

E bom, cá estou. À espera do seu post sobre como viu a DDR das vezes que lá está. Eu, mais novo que o F M A nunca tive a opurtunidade de lá ir.

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?



Listed on BlogShares
Technorati Profile