<$BlogRSDUrl$>

domingo, agosto 31, 2003


// posted by michael seufert @ 17:37

Confiança na democracia... 

...via Assembleia (que, assim de repente, me pareceu interessantíssimo).
Um estudo do "PEW Research Center" revela números interessantes referentes ao possível sucesso da democracia por esse mundo (não democrático fora).
Vejamos:
"A Democracia (no seu estilo ocidental) pode funcionar bem aqui?" (% em 2002 / %em 2003)

Nigéria 79/75
Líbano 75/71
Jordânia 63/69
Paquistão 44/57
Turquia 43/50
Indonésia 64/41

Koweit */83
Marrocos */64
Palestina */54

E ainda Costa do Marfim, Senegal, Usbequistão, Uganda, Ghana, Mali, Tanzânia e Bangladesh com valores acime de 50% em 2002.

São números encorajadores, pois a convicção de que um sistema pode funcionar é decerto o primeiro passo para que possa ser implementado. Pessoalmente, devido às influências de Huntington, estou mais inclinado para acreditar que a democracia é um fenómeno "ocidental" (ou, como Huntington diz, de origem ocidental, com implementação na civilização nipónica, na latino-americana, em parte na hindu e claro na civilização ocidental). Apareceu depois da era clássica, depois da Idade Média, da Reforma da Igreja, depois da Revolução Francesa. Foi possível no seio de uma cultura cristã, depois de séculos de evolução histórica. Pessoalmente considero muito difícil a implementação da democracia numa sociedade diferente. É certo que existe (como referi) noutras civilizações, mas será mesmo genuína, se aparecer nos países mencionados no estudo? Será que a democracia pode funcionar quando a queremos porque acreditamos nela como modelo económico (para chegar ao capitalismo) e não como modelo sócio-político? Funcionará a democracia se existir na política mas em casa continua a haver falta de liberdades, se existir segregação racial, ou se o sistema for religioso, com um partido não-laico no governo?

Creio que não. A democracia pode ser levada a outros países, se conseguirmos convencer o povo em questão, que a democracia funciona como modelo social, político (e em certa forma económico), e que não apenas um veículo para maior riqueza. É necessário haver uma revolução de espírito nos povos e nos indivíduos. Têm que querer a democracia. Não lhes pode ser implementada.
Funcionou em África? Deposi de séculos de co-existência, aprenderam os povos africanos algo sobre como viver democraticamente? De facot, os resultados não foram os melhores.


A democracia não é, necessariamente, o melhor modelo em todo o mundo. É para nós, aqui e agora. Por esse mundo fora, a ver vamos.

Bom domingo!

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?



Listed on BlogShares
Technorati Profile