<$BlogRSDUrl$>

sábado, julho 26, 2003


// posted by michael seufert @ 16:49

Imigração em Portugal 

Tem se falado muito sobre imigração em Portugal, e tem havido algumas polémicas sobre o tema. Fica aqui o meu ponto de vista.
Portugal, diz-se, é um país tradicional de emigrantes. E é verdade. Todos sabemos dos fluxos migratórios para a Europa Central e a América do Norte, em tempos idos (não tenho, confesso, noção sobre hoje em dia). Por isso, continua-se, Portugal deve receber, como os portugueses foram recebidos, emigrantes estrangeiros. Tudo bem. A questão, é como deve ser feita a imigração em Portugal. Repare-se que se na França ou Alemanha nos anos 60 não tivesse havido um cuidado em criar condições para a imigração, os portugueses que para lá foram à procura de melhor vida, teriam tido dificuldade em a encontrar. Na verdade, o controlo à imigração tem que existir para garantir a qualidade de vida de todos os envolvidos: os imigrantes e os portugueses (convem não nos esqueceroms destes, acho...).
Assim, só pode haver imigração se houver condições para que todos mantenham o seu nível de vida. Não faz sentido admitir imigrantes a torto e direito, se isso irá levar à degradação das condições de vida dos imigrantes "mais antigos" (perante os quais o país tem, também, uma responsabilidade) e de nós portugueses.
Assim, faz todo o sentio haver uma política de selecção dos trabalhadores que o país quer (e pode) admitir, para que todos vivamos melhor.
A imigração clandestina deve e tem que ser combatida, para impedir as concorrência que daí advém, para fazer cumprir a lei e mesmo para proteger os clandestinos. Bem sabemos que um imigrante clandestino tem que trabalhar sob condições miseráveis, porque quando chega a Portugal, tendencialmente, é "caço" por redes de exploração. Assim, no sentido de proteger também estes indivíduos é necessário rigor neste combate. Agora, é natural que Portugal não é a Sata Casa da Misericórdia. Quem chegou a Portugal sem posto de trabalho legal, ou noutras condições previstas pela lei, deve imediatamente ser repatriado.
Só assim, repito, podemos salvaguardar um Portugal melhor para quem cá está.Nós portugueses, e todos os imigrantes que, nos quadros da legalidade, são sempre bemvindos.

Bom fim-de-semana.

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?



Listed on BlogShares
Technorati Profile