quinta-feira, junho 26, 2003
No blog "De Direita", sob o título de Reforma da Administração V, dizia André M., em oposição ao que um amigo lhe dissera, que Sá Carneiro não seria de centro-esquerda nos dias de hoje. Apenas «se caísse de rompante aqui e não percebesse a evolução da política nacional e internacional que, desde então até agora, a social democracia atravessou.»
Permitam-me discordar... no espectro do 25 de Abril, Sá Carneiro fundou o PPD, e fundou-o como um partido de centro-esquerda. É certo que na altura era difícil um partido abrir-se à direita (creio que a própria palavra levantava sérios preconceitos), mas afinal esteve ele ou não esteve num governo provisório com Álvaro Cunhal e o PCP?
Nunca se saberá como teria reagido à evolução política depois de 82/83, que puxou o PPD/PSD e o CDS à direita. Mas podemos supor que lhe acabaria por acontecer como aconteceu ao Prof. Freitas do Amaral, que após ter fundado um partido de centro, se afastou dele quando foi puxado à direita. As vezes a "Realpolitik" ultrapassa as pessoas...
Pessoalmente admiro ambos pela luta por um Portugal melhor, após o 25 de Abril.
Fico por aqui, mas hei de vir dizer mais qualquer coisa sobre este tema. Confesso que sou apaixonado pelo pós-25deAbril e as conturabções da altura.
Fui.
Comments:
Enviar um comentário