<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 27, 2003


// posted by michael seufert @ 16:52

APRE! 

Demorou, mas está fertig (como dizem os alemães), PRONTO! Andei à coça com o código, porque a página não aparecia bem, mas acabei. E estou contente :)

Temos todos que fazer nesta época (de exames para nós que estudamos...).

Deixem-me no entanto comentar sucintamente o que se passa na Alemanha.

Na ex-RDA (Alemanha de Leste) existem condições de trabalho algo diferentes que no resto da RFA. Em certas indústrias os trabalhadores têm uma semana de 38 horas (35 no resto do país). Isto levou a que certas empresas (nomeadamente BMW e Volkswagen) se establecessesm na zona, devido à produtividade mais elevada. Pois bem, quem é que veio estragar a festa. Os sindicatos... Com a mania de reinvindicar tudo o que seja, entraram em greve a pedir a passagem para as 35 horas semanais.
Conclusão: as empresas ponderam fechar as portas e partir para leste (Polónia e República Checa), certas fábricas noutras zonas da Alemanha não têm matéria prima (produzida aqui), e têm de baixar a produção.
Portanto: apesar da solidariedade que invocam, os sindicatos prejudicam os outros trabalhadores que no resto da Alemanha não têm que fazer. As reinvidicações por (supostamente) melhores condições de trabalho, vão levar muita gente a ficar sem trabalho.
E é por isto que eu adoro as políticas de muitos sindicatos.

PS. Resta dizer que noutras zonas da Alemanha, as empresas ponderam passar para 38 horas semanais e assim aumentar a produtividade sem aumentar os salários mensais. Deve dar uma salsada para terras germanicas. Isto se os companheiros alemães do Sr. Carvalho da Silva, não entenderem que por vezes é necessário algum esforço para o país andar para a frente. Ele não entendeu...

Links to this post:

<\$BlogItemBacklinkCreate\$>


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?



Listed on BlogShares
Technorati Profile